Please reload

Posts Recentes

Voluntariado corporativo | Desafios para manter a chama viva

July 20, 2017

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Pouco Planeta para tanto lixo

A gestão dos resíduos e o descarte correto de materiais são imprescindíveis para um desenvolvimento sustentável

 

 

A urbanização trouxe progressos e melhorou em alguns aspectos a vida da humanidade, mas em contrapartida muito lixo é deixado pelo caminho. Segundo as estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a produção de lixo no mundo deve ter um aumento de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas até o ano de 2025.

 

Este importante problema precisa ser olhado com cautela, pois ameaça as necessidades básicas dos seres humanos, como a água limpa e segurança alimentar - que podem estar sob ameaça por conta de práticas impróprias na gestão de resíduos.

 

Na matéria anterior falamos sobre a cidade de Bhopal, Índia - que gera atualmente 700 toneladas diárias de resíduos com uma população de 1.844.000 habitantes - e as dificuldades encontradas para dispor destes de modo adequado. Continuando com a Ásia, observamos números bastante expressivos relacionados à geração de resíduos sólidos em grandes cidades:

 

Cidade                                            Toneladas/dia

Jacarta (Indonésia)                         6.000

Katmandu (Nepal)                           524

Bangkoc (Tailândia)                        8.778

Kuala Lumpur (Malásia)                  3.799

Daca (Bangladesh)                         5.340

 

O ponto principal a ser ressaltado é a destinação destes resíduos, pois os números evidenciam um cenário bem problemático. Em geral, nos países nos quais as cidades acima estão localizadas, os resíduos são destinados na seguinte proporção: mais de 50% em locais a céu aberto; aterros entre 10% a 30%; incineração entre 2% a 5% e compostagem menos de 15%. Mais especificamente na Malásia, 20% a 30% são lançados nos rios.  Esse tipo de cenário se repete na Indonésia com proporções diferentes, mas também muito preocupantes. Há ainda quantidades significativas que são simplesmente lançadas nas beiras das estradas e também em canais de drenagem.

 

Ao se fazer contas simples de proporção com as quantidades somente das cidades acima citadas, tem-se uma ideia do que é lançado diariamente de resíduos no meio ambiente. Esses problemas ambientais, somados aos sociais, fazem que os governos tenham desafios enormes para gerenciar. Mas se a questão for tratada de forma correta, a gestão de resíduos tem grande potencial para transformar problemas em soluções colaborando para o desenvolvimento sustentável. O aproveitamento econômico dos resíduos pode ser o caminho e debateremos sobre algumas soluções em nossos próximos artigos.

 

Referência:

 

Foto: UOL

 

DHOKHIKAH, Y; TRIHADININGRUM, Y. Solid Waste in Asian Developing Countries: Challenges and Opportunities. Journal of Applied Environmental and Biological Sciences, v.2, n.7, p. 329-335, 2012.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square